Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 ARTIGOS DE OPINIÃO



Total de visitas: 444
O HOMEM E O MEIO AMBIENTE

Quando nos referimos ao meio ambiente, estamos fazendo referência ao nosso planeta em geral e não somente a fauna e a flora, pois existe uma inter-relação entre o homem e a natureza, não é possível separar esta ligação homem/meio ambiente.

Estamos vivendo um momento em que tudo está sendo direcionado a melhoria do meio ambiente, no combate ao tão temido efeito estufa, isto leva a crer em uma mudança radical de vida do ser humano para preservar seu habitat. Seria ótimo se isto fosse verdade, mas o homem ainda está longe de ser um eterno ambientalista, os acordos internacionais para diminuir os gases nocivos que influenciam no efeito estufa e na camada de ozônio, provém das indústrias e veículos, assim os países mais industrializados teriam que por o “pé no freio” para conter tais gases, mas os que mais poluem são os que não concordam em sair prejudicados pela causa do meio ambiente e, assim os acordos para diminuição dos nocivos gases, se estendem para uma leve redução, para daqui a dez anos ou mais.

Em nome do progresso o homem vai desenvolvendo cada vez mais produtos inovadores e criando um grande lixo de produtos “desatualizados” para o mercado capitalista, que nos leva a pensar sempre no mais atual.

Derrubamos florestas para a lavoura e pasto para o gado, criamos enormes barragens para termos energia elétrica, construímos grandes rodovias e poucas ferrovias que são mais econômicas para o comércio e geram menos impacto ambiental, depositamos grande parte de nossos esgotos industriais e domésticos in natura em nossos rios e mares, entre outras coisas que fazemos.

Não somos uma ilha e a preocupação deve ser de todos, não adianta falar de preservação sem preservar é preciso fazer nossa parte, pois, só assim podemos garantir o futuro da humanidade. Não importa a idade que temos, a terra é de todos. Como podemos ser chamados racionais, se agimos irracionalmente destruindo nosso próprio mundo. Vamos ser realmente pessoas comprometidas com a causa, comecemos por nós mesmos esta transformação.